Programa Faeg Senar em Ação chega ao município de Cristalina

  • Data: 08/12/2014

descrição imagemGilmara Roberto
Fotos: Fredox Carvalho

Nem só de chuva e frio viveu a população de Cristalina no último sábado (6/12). Além da garoa e do frio, que chegou aos 15 graus, quem esteve na cidade, pode contar com diversos atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, cidadania e lazer oferecidos durante o Faeg Senar em Ação realizado no Colégio Estadual Olga Aguiar Mohn. Das 8h às 16h, o evento recebeu 631 pessoas que realizaram 1.218 atendimentos.

A ação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O Sindicato Rural de Cristalina, a Faculdade Central de Cristalina (Facec) e a Igreja Evangélica Jesus é o Senhor também foram parceiros nesta edição do evento.

De forma gratuita, profissionais e voluntários prestaram serviços em ginecologia, pediatria, dermatologia, oftalmologia, psicologia e nutrição. Também foram realizados exames preventivos para mulheres, PSA para homens, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, palestras sobre saúde bucal, corte de cabelo, além de orientações jurídicas e cadastros de CPF.

Parcerias

José Mário Schreiner, presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, agradeceu as parcerias e elogiou atuação dos voluntários. “Sozinhos, até andamos mais rápido, mas não vamos longe. Quando encontramos parceiros, juntos, vamos muito mais longe. Nos deixa muito felizes ver que no final de 2014, quando muita gente já está preocupada em fazer sua própria festa de Natal, esse grupo todo está aqui, trabalhando numa ação social que trouxe atendimento médico, cidadania e, muitas vezes, até um sorriso mais feliz no rosto de quem recebe o atendimento”, declarou.

Elenice Tomé de Sousa compareceu ao Faeg Senar em Ação em busca de atendimentos em oftalmologia e pediatria. A produtora rural e seus cinco filhos Ana Caroline, Ana Paula, Felipe, Ana Júlia e Ezequiel percorreram os 48 quilômetros de sua propriedade até a cidade em ônibus oferecido pela organização do evento para receber atendimento. “A gente que mora na roça depende muito desse tipo de ação. Inclusive, chegou em boa hora porque o Ezequiel está doentinho há três dias, com gripe forte e garganta infeccionada”, informou.

O presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica, destacou a importância das parcerias na realização de trabalhos não só em prol das questões do campo, como também da comunidade toda. “Vamos estar sempre presente, não só atuando junto aos produtores rurais, mas junto da sociedade da Cristalina. Para isso, temos essa parceria com a Faeg, o Senar e o José Mário”, defendeu.

Na ocasião, também foram entregues certificados a participantes de cursos do Senar e apresentados trabalhos de estudantes da Apae Cristalina, inscritos cativos do Programa Agrinho. Entre as autoridades municipais, compareceram ainda os vereadores Daniel do Sindicato e Luiz Henrique, a diretora da Facec, Ivone Maria Clareano, a diretora da Apae, Maria Cristina Maróstica, e a representante do Colégio Maria Montessori, Lívia Maria Asques.

Balanço

Do total de 1.218 atendimentos, 344 foram em oftalmologia e 111 em dermatologia. Na ocasião, 33 crianças foram atendidas por pediatra, 65 pessoas, por clínico geral, 152 pessoas realizaram teste de glicemia, 143 realizaram aferição de pressão arterial, 91 calcularam o índice de massa corpórea (IMC), 62 homens coletaram sangue para o exame PSA, e 14 mulheres, para o preventivo. Entre os diferenciais desta edição estiveram atendimentos em psicologia e orientações jurídicas.