São Miguel do Araguaia recebe Faeg/Senar em Ação

  • Data: 01/09/2015

Nayara Pereira

Mais de 900 pessoas passaram pelo Faeg/Senar em Ação em São Miguel do Araguaia. Foto: Fredox CarvalhoMais de 900 pessoas passaram pelo Faeg/Senar em Ação, realizado no último sábado (29), na cidade de São Miguel do Araguaia. Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), o programa contou com o apoio do Sindicato Rural (SR), Prefeitura Municipal e parceiros envolvidos na ação. Durante todo o dia, a população contou com mais de 2 mil atendimentos relacionados à saúde e à cidadania.

Presente no evento, o presidente da Federação, José Mário Schreiner, falou sobre a importância das parcerias e destacou aos presentes, o valor de levar ações de cidadania aos municípios goianos. “Desde que implantamos o programa, já passamos por várias regiões e, em todas, percebemos o quanto a população é carente e precisa de atenção. Por isso, através de nossas parcerias conseguimos levar a elas o que tanto precisam”, pontuou.

Schreiner também salientou, o reconhecimento de São Miguel pelo seu trabalho realizado em 2014, quando recebeu do município o título de cidadão “sãomigulense”. “Esse carinho que recebo de vocês é fundamental para meu caminhar. E digo, estou empenhado em trabalhar para o nosso setor crescer e alavancar novos patamares em nosso país”. Ao final, o presidente fez questão de cumprimentar todos os presentes no parque de exposição de São Miguel do Araguaia, ao lado do presidente do SR, Cacildo Barbosa, prefeita Adailza Crepaldi, secretariado e outras autoridades.

Acompanhada pelo seu secretariado, a prefeita da região, Adailza Crepaldi também agradeceu o empenho da Faeg, Senar Goiás e Sindicato, além dos parceiros envolvidos no desenvolvimento do programa para a região. “Mesmo com todo nosso empenho é fundamental trazer para nossa cidade, atendimentos primordiais ligas à saúde e à cidadania. Agradeço a todos os envolvidos pelo trabalho desenvolvido”, ressaltou.

Saúde na ponta do lápis

Aposentado foi em busca de exame na área de oftalmologia. Foto: Fredox CarvalhoCandido Pereira Gonsalves, deu um pulo no parque de exposição para realizar exame na área de oftalmologia. Preocupado com a saúde, o aposentado e morador da região, realiza mensalmente os exames de rotina e anota tudo o que fez e precisa ser feito para não esquecer. “Sou preocupado com minha saúde e para não esquecer escrevo tudo em um caderninho”, brincou.
Atento as explicações do médico, o aposentado agradeceu a dedicação e o carinho das entidades em levar o que eles mais precisam: saúde. “A gente que é podre depende de outras pessoas para nos ajudar e quando elas fazem sua parte, ficamos extremamente agradecidos”.

Observando a fala do aposentado, Maria da Conceição de Sousa, que também estava presente no evento, fez questão de agradecer de perto o presidente da Faeg e ainda brincou: “O senhor faz a diferença! Acordei cedo para fazer dois exames, mas também precisava abraçar o “seu” José Mário”, enfatizou.

Ações

Entre os atendimentos disponibilizados à população, estavam: clínico geral, pediatria, dermatologia, odontologia, oftalmologia, PSA, exame preventivo (Papanicolau), teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Além da presença de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, escovação infantil e atendimento de educadores físicos para a terceira idade.
Grupo de pintura em gesso da secretaria de ação social de São Miguel do Araguaia. Foto: Fredox CarvalhoNo que diz respeito à Cidadania, o dia contou com cadastro de CPF, emissão de Carteiras de Identidade, orientações jurídicas, escova, hidratação, corte de cabelo e maquiagem.

Ao final da solenidade de abertura José Mário e as autoridades presentes, entregou certificados de forma simbólica e fez o descerramento da placa e plantou a muda de Ipê Amarelo, símbolo do programa.

Parceiros

Em busca de uma ação conjunta, a Federação e o Senar Goiás, contaram com o apoio do Sindicato Rural do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Paróquia São Miguel Arcanjo, Lions Clube, Cooperativa Agropecuária do Médio Araguaia e Bruno Ótica.