José Mário visita cursos do Senar em Gouvelândia

  • Data: 04/12/2014

Texto: Gilmara Roberto
Foto: Larissa Melo

O presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, José Mário Schreiner, visitou nesta quinta-feira (4/12) cursos da instituição realizados no município de Gouvelândia. O encontro reuniu participantes do curso de associativismo e de operador de máquinas agrícolas, realizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

“Na medida com que vamos conversando com as pessoas, vamos aprendendo como melhorar ainda mais a nossa atuação”, declarou José Mário, que iniciou há três semanas uma série de visitas a treinamentos do Senar no interior de todo o estado. Já foram percorridos mais de 30 municípios para avaliação dos cursos e prospecção de participantes.

O presidente explicou que as visitas são motivadas pelas mudanças pelas quais vem passando a atuação do Senar Goiás. “Com o passar dos anos, deixamos de nos dedicar apenas à capacitação profissional e, hoje, trabalhamos também pela formação cidadã e por oportunidades para crianças e jovens, pela assistência técnica e pelo resgate da cidadania das famílias do campo”, esclareceu. Para José Mário, a reformulação das diretrizes e exige a adaptação das ações para melhor atender ao produtor rural.

O gerente sindical da Faeg, Antelmo Teixeira, o superintendente da Federação, Claudinei Rigonatto e o presidente do Sindicato Rural de Gouvelândia, Luiz Gonzaga Vieira, também participaram da visita. Para o instrutor do curso de Associativismo do Senar Goiás, Vicente França Neto, a visita estimula participantes e instrutores. “Isso traz uma motivação a mais para o participante, que vê que o dirigente está interessado em estar perto dele. Para nós, instrutores, também é gratificante porque vemos o nosso trabalho reconhecido”, considerou.

Outros municípios

Na quinta-feira (5/12), José Mário e equipe visitaram ainda os municípios de Inaciolândia, Itumbiara, Bom Jesus e Goiatuba – onde participaram da cerimônia de posse da nova diretoria do sindicato rural. Os encontros reuniram dirigentes de sindicatos, produtores rurais e lideranças locais e serviram para ouvir demandas regionais, apresentar balanço das ações da Faeg e do Senar em 2014 e falar da atuação das instituições para o ano que vem.