Presidente do Senar visita treinamentos em Edéia, Rio Verde e Turvelândia

  • Data: 04/12/2014

Gilmara Roberto

O presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, José Mário Schreiner, visitou treinamentos nos municípios de Edéia, Rio Verde e Turvelândia, nesta quarta-feira (3/12). Participantes de cursos de Processamento Caseiro de Plantas Medicinais, de Bovinocultura de Leite e de Operação de Tratores Agrícolas receberam o presidente acompanhado de membros da diretoria, que iniciou há três semanas visitas técnicas para avaliar treinamentos e capacitações realizadas no interior do Estado.

“Faz parte do nosso trabalho verificar como os treinamentos têm sido recebidos por quem realmente interessa, que é o produtor e o trabalhador rural”, considerou José Mário. O Senar Goiás realiza, por semana, cerca de 250 treinamentos em mais de 130 áreas. Para o presidente, as visitas são uma forma de avaliar os trabalhos e aprimorar a atuação da instituição.

Em Edéia, a proprietária da fazenda onde foi realizado o curso de Processamento Caseiro de Plantas Medicinais, Gilmione Parreira de Sousa , considerou que a visita do presidente, acompanhado de membros da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) valoriza as ações e a participação dos produtores. “Os cursos do Senar incluem, principalmente, o pequeno produtor no mercado. Já vi pessoas que antes estavam perdidas, tendo encontrado seu caminho depois da capacitação”, declarou Gilmione.

A turma de Bovinocultura de Leite é realizada em Rio Verde pelo Senar, em parceria com o Sindicato Rural do município, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O presidente considerou que os participantes, que estão concluindo o ensino médio, devem se preparar para ingressar no setor que mais cresce no país. “Goiás e o Brasil precisam de profissionais preparados como vocês. Se preparem para ingressar num dos setores mais competentes da economia brasileira”, alertou José Mário Schreiner aos estudantes.

Na Fazenda Santa Maria do Mirante, propriedade parceira do Senar, sempre aberta para cursos de capacitação de trabalhadores da região de Turvelândia, a diretoria acompanhou o curso de operação de tratores agrícolas. “Antes de mais nada, temos que cumprimentar os participantes desse cursos. Se não fosse o trabalho dessas pessoas que calçam a botina, a gente sabe que nosso país já tinha fundado faz tempo”, declarou José Mário.

Reuniões

José Mário Schreiner, também presidente da Faeg, realizou ainda visitas aos municípios de Acreúna, Santa Helena e Quirinópolis nessa quarta-feira (3/12). Na ocasião, José Mário reuniu lideranças e ouviu demandas do setor agropecuário e falou das perspectivas para o setor em 2015. “O ano de 2015 será difícil para o setor produtivo em geral, que enfrenta uma crise econômica e para a população, que sofre com os altos índices de inflação. Mas, sem dúvida, será mais uma oportunidade para o setor do agronegócio mostrar sua força e sua competência na hora de produzir e comercializa”, projetou.

Por onde esteve, José Mário aproveitou para agradecer aos apoiadores que se dedicaram à sua candidatura a deputado federal, pleiteada nas eleições deste ano. “O nosso projeto continua e é nosso dever agradecer àqueles que acreditaram nas nossas propostas para um futuro melhor para quem trabalha e produz em Goiás. Não podemos nos esquecer que as decisões mais importantes para a nossa sociedade são tomadas em nível político. Por isso, para mudar o cenário de corrupção e descrédito da população é preciso que todos se comprometam mais com a participação na política”, avaliou.

Antelmo Teixeira Alves, gerente sindical da Faeg, e Claudinei Rigonatto, superintendente da Federação, acompanharam José Mário Schreiner nas visitas ao interior.