Agricultura Urbana: praça em Goiânia ganha revitalização

  • Data: 09/11/2015

Nayara Pereira
Projetadas com a perspectiva de atendar às necessidades das comunidades, oferecendo espaço de circulação, opções de lazer e descanso, além de construir um ambiente agradável e salutar, as praças estão perdendo cada vez mais o seu conteúdo proposto e suas principais funções para utilização. Em Goiânia, uma das alternativas encontradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), de devolver as praças suas principais funções, foi através do Programa Agricultura Urbana. Por meio dele é possível trazer o verde do campo para a cidade. Pensando nisso, na próxima sexta-feira (6), a praça que fica na continuação da Avenida Cora Coralina será revitalizada, marcando o lançamento da iniciativa.
Na ocasião, o espaço que antes era usado como estacionamento para veículos, foi reinaugurado com um formato diferente. No ambiente, floricultura, jardinagem, paisagismo, frutas e hortas ganham forma e espaço. Aberto para a população goianiense, o público conheceu demonstrações de cultivos de hortas em hidroponia, cultivos de tomates em estufa e viveiros de mudas.
Para o técnico adjunto do Senar Goiás e coordenador do programa Agricultura Urbana, Leonnardo Furquim, o espaço servirá para o público conhecer o Programa e principalmente utilizar a praça como instrumento de socialização. “O ambiente ganhou um formato totalmente diferente, por isso convidamos crianças de várias escolas da capital e a população para conhecerem a revitalização da praça através da Agricultura Urbana, o que pôde proporcionar o conhecimento de todos sobre a produção de alimentos, por meio de uma alimentação saudável e do uso e conservação da água”, destaca.

Ação
Desde o dia 23, técnicos e população participam de um plantio de mudas e flores usando técnicas de paisagismo. Aberto ao público, os participantes foram divididos em duas turmas – de 16 participantes cada -, sendo uma no período matutino e outra no vespertino.

Programa Agricultura Urbana
Com o objetivo de desenvolver um trabalho que melhore a qualidade de vida e estimulem as pessoas a produzirem em seu quintal, o próprio alimento de forma segura, o programa Agricultura Urbana, do Senar Goias, pretende levar à população das cidades o incentivo a alimentação saudável por meio da plantação das hortas urbanas. Visando também, proporcionar capacitação a população, com objetivo de instrui-la com conteúdo voltado para a implantação, condução e colheita de hortas através de oficinas e minicursos.