Senar, Faeg e Embrapa firmam parceria em prol da capacitação

  • Data: 11/11/2015

Murillo Soares
No último sábado (7), o presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, esteve presente na Embrapa Arroz e Feijão, nos arredores de Santo Antônio de Goiás, para assinar uma Carta de Intenção. O documento representa a colaboração entre as entidades, que buscam desenvolver ainda mais a agricultura e a pecuária de Goiás. “Nosso estado é, hoje, o segundo maior exportador de produtos agropecuários do país. Com esta parceria, vamos rumo ao primeiro lugar”, salientou Schreiner.

De acordo com Flávio Breseghello, chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, a intenção é criar um grupo de trabalho e propor ações de capacitação tecnológica. “Vamos fornecer nossos dados de pesquisa, enquanto a Faeg e o Senar Goiás entrarão com os conhecimentos técnicos”, explica. Desta união, deverão nascer cursos – presenciais e à distância – e eventos, estimados para começar ainda no primeiro semestre de 2016.

Na solenidade, além de Schreiner e Breseghello, também estava presente Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil. Ao falar, ele destacou qualidades das duas entidades e ressaltou que a união tem tudo para dar certo. “A pesquisa da Embrapa vai muito além das fronteiras do Brasil”, disse. “Temos grande volume de conhecimento acumulado em instituições que precisa de um trabalho ainda maior para chegar ao produtor, e é onde a Faeg e o Senar Goiás entram”, concluiu.

De mãos dadas
Daniel Carrara, secretário Executivo do Senar Central e presidente do Sindicato Rural (SR) de Alexânia, também esteve presente da solenidade e ressaltou a importância do documento. “No Senar Central já temos um acordo com a Embrapa de quatro anos, mas nada adianta assinarmos em Brasília e nada acontecer aqui”, explicou. Além disso, salientou os bons números da instituição, mostrando que tem tem muito conteúdo para oferecer na parceria. “Nós somos uma bazuca pronta para atirar a qualquer momento”, finalizou.

Além dele, também estava presente o prefeito de Santo Antônio de Goiás, Frederico Marques, que sublinhou seu contato com o Senar Goiás e a Faeg, sobretudo a respeito do programa Faeg/Senar em Ação, que aconteceu durante todo o sábado (7). O prefeito de Brazabantes, Márcio Tuca, também marcou presença, assim como o prefeito de Goiania, Randel Miller, o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo, e Luiz Fernando Mattos Pimenta, presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEA-GO).