Saúde e cidadania chegam a Santo Antônio de Goiás

  • Data: 11/11/2015

Nayara Pereira
“Não é todo dia que você vê ações de cidadania e saúde gratuitas para a população. Principalmente vindo de entendidas que não fazem parte do governo”, destacou o pedreiro, Erieldon Sena e Silva, 34 anos, durante o Faeg/Senar em Ação, realizado no último sábado (7), na cidade de Santo Antônio de Goiás, localizada a 41 quilômetros de Goiânia. A ação, que ocorreu no Colégio Estadual Padre Alexandre de Morais, faz parte da iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), mobilizou todo município, além da população das cidades vizinhas que foram em busca de atendimentos.

Para o pedreiro, Erielson, que foi em busca de atendimento odontológico, a sensação de ver várias pessoas trabalharem em prol do bem comum, faz com que a esperança de dias melhores ainda permaneça. “Estou extremamente enaltecido com essa grandiosa ação. Fui atendido com atenção, cuidado e principalmente, sai com meu exame em mãos. Obrigado por permitirem que pessoas simples, que às vezes não tem condições de fazer um exame qualquer, em um prazo de 2 horas já fui atendido e com qualidade”, agradeceu emocionado.

Presente no evento, o presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, que também preside a Faeg , destacou a importância de ações de cidadania e saúde para a sociedade. “Levar atendimentos a quem mais precisa, seja na zona rural ou na cidade é especial e imprescindível. Assim com nós, a presença de profissionais e parceiros em quase todas as edições, engrandece nosso programa”, destacou Schreiner, que na ocasião estava acompanhado pelo secretário executivo do Senar Central, Daniel Carrara e do surperintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo.

“Santo Antônio, recebeu uma edição muito especial do Faeg Senar em Ação, onde além da programação tradicinal, trouxemos demonstrações e treinamentos dos cursos do Senar Goiás, e contamos com a presença importantíssima do representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, que veio conhecer de perto as ações que promovemos em prol das famílias da cidade e do campo”, discursou o presidente, para a população presente no evento.

Olhares a favor da população

Impressionado com a dimensão do programa, o representante da FAO, no Brasil, Alan Bojanic, destacou a importância das ações que englobam a assistência social e com foco na saúde das pessoas. “É incrível o papel das entidades que trabalham a favor das pessoas carentes e distantes das grandes cidades. O mais incrível ainda, é quando entidades como a Faeg e o Senar Goiás, abraçam ações que são características do governo. Não vejo isso acontecer nos principais estados pelos quais percorro”, apontou Bojanic.

Agradecimento
Segundo o prefeito de Santo Antônio de Goiás, Frederico Marques, o dia foi de agradecimento pela oportunidade que a Faeg e o Senar Goiás, possibilitaram ao município. “Sabemos das dificuldades que enfrentamos a cada dia, mas quando contamos com pessoas que estão ao nosso lado, com um único objetivo, trabalhamos com motivação. Obrigado José Mário e toda a sua equipe, pelo belíssimo trabalho em nossa cidade. Esse dia ficará para a história”, agradeceu o prefeito.

Ações
Durante o sábado (7), as famílias receberam atendimentos relacionados à saúde, nas seguintes especialidades: clínica geral, ginecologia, cardiologia, psicologia, dermatologia, odontologia e oftalmologia. Outros serviços também fizeram parte da lista, como: assistência social, exames de PSA e preventivo – Papanicolau, teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC, eletrocardiograma, Orientações sobre tratamento da Síndrome Metabólica, além de palestras sobre saúde bucal para as crianças.

No que diz respeito à cidadania, a população contou com atendimentos na fotografia, cadastro de CPF, emissão de identidade, xerox, orientações jurídicas e orientações do programa Bolsa Família e Renda Cidadã. Na área da beleza, serviço de corte de cabelo com a equipe do Senac, além da recreação, com brinquedos e apresentações culturais. Durante o evento, foram entregues certificados de treinamentos do Senar Goiás.

Parceria
Também participaram da solenidade no sábado (7), o presidente do Sindicato Rural (SR) de Itauçu, Marcus Vinicius Rodrigues; chefe adjunto de transferência de tecnologia, Lineu Alberto Domit; presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), Luiz Fernando de Mattos Pimenta; vereadores, Tim e Lucimar e o representante do Deputado Federal, Jovair Arantes, Woshington Luiz.
A coordenadora do programa, Pollyana Silva, comentou a importância dos parceiros na realização do evento. “Foi por meio da parceria com várias entidades, que conseguimos trazer o Faeg Senar em Ação pela primeira vez a Santo Antônio, além de cursos e treinamentos a população”, enfatizou.
Foram parceiros da primeira edição do Faeg/Senar em Ação, em Santo Antônio de Goiás, a prefeitura municipal, o Sindicato Rural (SR) de Itauçu, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Federal de Goiás (UFG).
Treinamentos e demonstrações
Em paralelo a programação do evento, a Faeg e o Senar Goiás, realizaram também, demonstrações de cursos e treinamentos dos vários programas das entidades. Entre os treinamentos que iniciaram no último dia 27 de outubro, estiveram: Identificação e Processamento Caseiro de Plantas Medicinais, Produção Caseira de Alimentos em Leite, Transformação Caseira de Carne Suína e Agricultura Urbana voltado para a área da hidroponia. Já nos cursos que estavam em demonstração ao público, compuseram a lista: Processamento Caseiro de Milho e Mandioca, Pintura, Selaria, Casqueamento e Adestramento de Cães.