Em Luziânia população recebe ações de saúde e cidadania

  • Data: 07/12/2015

Nayara Pereira

faegsenaracaoluzianiaCom o objetivo de levar ações de saúde e cidadania aos quatro cantos do estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), realizam o Faeg/Senar em Ação. Na última sexta-feira (4), a iniciativa chegou ao Colégio Estadual Samambaia, em Luziânia, e mobilizou toda comunidade rural do município, além da população das cidades vizinhas que foram em busca de atendimentos.

O estudante, Roniel Lopes Camargo, 15 anos, foi o primeiro a ser atendimento na oftalmologia. Apreensivo com a consulta, o jovem que cursa o 8° ano do Ensino Fundamental, revelou que foi o primeiro exame de vistas que fez. “Estou com muitas dificuldades para enxergar a distância. Às vezes preciso da ajuda de alguma pessoa para me dizer o que está escrito no quadro da sala de aula ou em outro ambiente. Essa sensação é horrível, mas ao mesmo tempo, me sinto aliviado por fazer o exame de graça e perto da minha casa”, disse Roniel, que também aproveitou para fazer o CPF.
Já o lavrador, Salvino Carlos dos Santos, 48 anos, compareceu ao Faeg/Senar em Ação com o objetivo de cuidar da saúde no geral. Também produtor rural, Salvino fez pela primeira vez o exame de PSA. “Sei que estou um pouco atrasado no que diz respeito ao exame de prevenção. A gente que mora na zona rural tem muitas dificuldades para ir à cidade para fazer qualquer tipo de consulta ou até um exame simples. Por isso, assim que fiquei sabendo que teria o programa com o exame, não pensei duas vezes se não estar aqui”, destacou.

                                                                             Parceiras que fazem a diferença

lavradorluzianiaPresente no evento, o presidente da Federação, José Mário Schreiner, falou sobre a importância das parcerias e destacou aos presentes, o valor de levar ações de cidadania aos municípios goianos. “Desde que implantamos o programa, já passamos por várias regiões e, em todas, percebemos o quanto a população é carente e precisa de atenção. Por isso, através de nossas parcerias conseguimos levar a elas o que tanto precisam”, pontuou.

Schreiner que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, destacou a relevância de levar ações de cidadania, profissionalização e capacitação aos municípios goianos. “Ao longo do meu trabalho pude observar a carência da sociedade no quesito acesso à saúde, cidadania e a capacitação. No meio rural e principalmente nos municípios menores existe uma dificuldade gritante em relação a esses temas. É muito fácil cuidarmos de nós mesmos, mas isso não basta. Precisamos cuidar do outro e principalmente de quem mais precisa”, destacou José Mário, acompanhado pelo presidente do Sindicato Rural (SR) de Luziânia, Marcos Epaminondas.

Para o presidente da Central de Associações de Pequenos Produtores Rurais de Luziânia (Caprul), Jucelino Pereira dos Santos, que na ocasião estava acompanhado pelo seu vice-presidente, Jorge Meirelles, agradeceu o empenho da Faeg, Senar Goiás e Sindicato, além dos parceiros envolvidos no desenvolvimento do programa para a região. “Mesmo com todo nosso empenho é fundamental trazer para nossa cidade, atendimentos primordiais ligas à saúde e à cidadania. Agradeço a todos os envolvidos pelo trabalho desenvolvido”, ressaltou.

Ações

Entre os atendimentos disponibilizados à população, estavam: clínico geral, dermatologia, odontologia, ginecologia, oftalmologia, PSA, exame preventivo (Papanicolau), teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Além da presença de nutricionistas, escovação infantil. No que diz respeito à cidadania, o dia contou com cadastro de CPF, emissão de Carteiras de Identidade e fotografia. Ao final da solenidade de abertura José Mário e as autoridades presentes, fizeram o descerramento da placa e plantou a muda de Ipê Amarelo, símbolo do programa.

Solenidade

Também participaram da solenidade na sexta-feira (4) a subsecretaria regional de educação, Valdereza Braz; diretora do Colégio Estadual de Samambaia, Carla Marina; vereadora Edna; presidente da câmara municipal, Télio Rodrigues; ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Melo, entre outras autoridades presentes.