Ações de responsabilidade social movimentam Cristalina

  • Data: 09/12/2015

Nayara Pereira

Durante todo dia, população contou com atendimentos de saúde e cidadania. Foto; Fredox Carvalho“Rodamos os quatro cantos do estado com o objetivo de levar cidadania e saúde para a população da zona rural e da cidade”, retificou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, em mais uma edição do Programa Faeg/Senar em Ação, que desta vez aconteceu no município de Cristalina, localizado a 284 quilômetros de Goiânia. No último sábado (5), o Colégio Estadual Olga Aguiar Mohn, ficou lotado e a população contou com atendimentos relacionados à saúde e à cidadania.

Complementando sua fala durante a abertura do evento, Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), fez questão de destacar a importância do cuidado com a saúde da população. “Suprimos lacunas do governo de Goiás. No meio rural, e principalmente nos municípios menores, existe uma dificuldade gritante em relação ao cuidado com a população. É muito fácil cuidarmos de nós mesmos, mas isso não basta. Precisamos cuidar do outro e principalmente de quem mais precisa”, destacou o presidente.

vereadordanieldosindicatoAo lado de Schreiner, o presidente do Sindicato Rural (SR) de Cristalina, Alécio Maróstica, destacou o trabalho realizado pela Federação e pelo Senar Goiás em prol da responsabilidade social. “Além de cuidar dos produtores rurais do estado, a Faeg, Senar Goiás e Sindicato Rural, também olham por um todo sem medir esforços”. Segundo o bispo Moisés Camargo, a preocupação com a saúde da população deve estar em primeiro lugar. “As entidades devem olhar para quem mais precisa, seja com ações simples, mas que fazem total diferença”, acrescentou o bispo, que no final deu uma benção para a população que compareceu.

Presente no evento, o vereador Daniel do Sindicato, agradeceu a população por ter ido em busca de atendimentos e principalmente os parceiros envolvidos na ação. “Sabemos que sozinhos não chegaremos a nenhum lugar, mas unidos com pessoas e entidades importantes como a Faeg e o Senar Goiás, conseguimos trazer mais uma vez o programa em nossa cidade. Obrigado a todos por esse empenho em prol da população de Cristalina”, ressaltou Daniel.

Saúde na ponta do lápis

José Antônio ao lado do filho, esperando para fazer exame oftalmologico. Foto: Fredox CarvalhoO cozinheiro, José Antônio Barbosa, 39 anos, foi verificar como anda sua visão e aproveitou para levar o filho, Marcos Breiner Soares, para fazer seu primeiro exame de oftalmologia. “Acho uma maravilha ter ações que olham pelo lado da população. Por isso estou aqui para fazer um exame para saber como está minha visão, já que nos últimos meses não venho enxergando direito”, disse.

Já a dona de casa, Suely Correia de Oliveira, 42 anos, aproveitou a evento para fazer vários exames. Dentre eles, oftalmologia, ginecologia e odontologia. “Não é sempre que temos médicos de muitas especialidades em um único dia e principalmente disponível para nos atender. Então estou aqui para aproveitar e também cuidar da saúde dos meus filhos”, destacou.

Parceria

A coordenadora do programa, Pollyana Silva, comentou a importância dos parceiros na realização do evento. “Foi por meio da parceria com o Sindicato Rural de Cristalina, a Igreja Evangélica Jesus é o Senhor, Faculdade Central de Cristalina (Facec) e Colégio Maria Montessori, que conseguimos trazer o Faeg Senar em Ação mais uma vez a Cristalina”, enfatizou.

Solenidade

Placa do FaegSenar em Ação foi entregue para bispo Moisés. Foto: Fredox CarvalhoTambém participaram da solenidade no sábado (5), o vereador Luiz Henrique; vereadora Sirlene; diretora da Facec, Sônia Nogueira; presidente da Associação dos Irrigantes, Dino; representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Cristina Maróstica; pastor Alfredo Pinow; presidente do PSB, Jorge Bortoli, entre outras autoridades presentes.