Senar Goiás faz visita técnica ao futuro Centro de Excelência

  • Data: 27/11/2014

Senar fez visita à prefeitura de Bela Vista de Goiás para apresentar o projeto - Foto: Larsen CostaLuiz Fernando Rodrigues 


Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Central e Senar Goiás realizaram na manhã da última quarta-feira (26) uma reunião com secretários municipais e visita técnica ao terreno do futuro Centro de Excelência em Bovinocultura de Leite, no município de Bela Vista de Goiás. Entre os objetivos do encontro estava apresentar o projeto do Centro à parcerias locais, buscando apoio junto à prefeitura local.

O superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo; a gestora do Departamento de Projetos e Inovação, Rosilene Jaber; o coordenador de Ações e Projetos, Fernando Veiga; e o técnico para assuntos sobre leite do Centro de Excelência, Fernando Couto, estiveram presente na reunião representando o Senar Goiás. O encontro ainda contou com a participação do corpo técnico do Senar Central e os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e Educação de Bela Vista de Goiás.

A primeira reunião na cidade, organizada pelo Sindicato Rural de Bela Vista de Goiás - por meio do presidente Wanderley de Siqueira - foi realizada com a prefeitura. Na ocasião, foi mostrado o projeto da construção do Centro de Excelência por meio de uma maquete eletrônica do espaço de cerca de 2.500m² de área construída - o terreno tem metragem total de 50.000m². “Em Bela Vista apresentamos o projeto do Centro e nos encontramos com os representantes da cidade para pedir apoio na construção”, explica Eurípedes.



Visita ao local
Na sequência, o grupo visitou a fazenda Pró-Campo, onde o coordenador técnico Saulo Paranhos de Castro apresentou o método de trabalho - que já vem sendo feito em parceria com o Senar Goiás desde 2010 - além da maneira como são realizados os treinamentos e os recursos didáticos utilizados no ensino aos alunos. Na ocasião, o grupo foi até o local onde será construído o Centro de Excelência. “No local os arquitetos tiraram algumas fotos para a idealização dos projetos executivos. Além disso foi estudada a questão da entrada do Centro e estipulado o cronograma para o início da construção”, comentou Fernando Veiga. Segundo o consultor técnico, as obras devem começar em março e prosseguir até julho de 2015.



Centro de Excelência

Grupo fez visita ao local do futuro Centro de Excelência - Foto: Pedro HenriqueO Centro de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural em Bovinocultura de Leite será uma referência do setor no país e todo conhecimento sobre a produção de leite deverá ser compartilhado com outros Centros - localizados em
diversos Estados. O Centro será construído ao lado da fazenda-escola Pró-Campo, em um terreno doado pelo Laticínios Piracanjuba, e deverá atender a estudantes, trabalhadores e produtores rurais de todo o Brasil.

Segundo Fernando Veiga, o Senar Goiás oferecerá todo o portfólio de referência da instituição para contribuir na formação de novos profissionais. “Além da Faculdade CNA, haverão outros projetos no Centro, como Pronatec e Assistência Técnica Rural. Todos os treinamentos pertinentes à formação do produtor serão disponibilizados no local”, explicou.

O objetivo do Centro de Excelência é oferecer cursos de formação inicial continuada, de Ensino à Distância, técnicos em Agropecuária e de especialização técnica em Bovinocultura de Leite, que compõem o catálogo nacional de cursos técnicos do Ministério da Educação (MEC). O processo teórico e didático serão oferecidos pelo Senar Goiás e os treinamentos práticos serão oferecidos pela fazenda Pró-Campo. Entretanto, Fernando acredita que haverá novas parcerias para o desenvolvimento do Centro. “Vamos procurar novos apoios, como da prefeitura de Bela Vista e outras que forem necessárias”, afirma.