Faeg e Senar discutem acidentes de trabalho em escritório

  • Data: 19/11/2014

Catherine Moraes

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) iniciaram, nesta segunda-feira (10), a Semana da Saúde para os colaboradores das casas. A primeira palestra, ministrada durante o período da manhã contou com a presença da técnica em segurança do trabalho, Maria Selma Rubens Pinheiro. A pauta envolveu os acidentes no escritório e as possibilidades para garantir uma rotina de trabalho mais saudável.

Durante o bate-papo, Maria Selma falou sobre como a pressa, a displicência e a imprudência podem ocasionar graves danos à saúde do trabalhador. “Muitas vezes estamos distraídos no trabalho, com problemas pessoais em casa, por exemplo, Isso é comum, mas precisamos ter cuidado com a dispersão. A fadiga mental e a dor constante também vão atrapalhar seu dia de trabalho e nosso desafio é amenizar ao máximo essas possibilidades, se observar, cuidar da própria saúde”, completou.

De acordo com a técnica, 70% dos casos de Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (D.O.R.T.) no Brasil, ocorrem em escritórios. Maria Selma ressaltou ainda a importância de uma boa iluminação no ambiente e da observação da fadiga visual. “Se os olhos lacrimejam com o uso contínuo do computador, por exemplo, é preciso avaliar se as condições de trabalho estão adequadas”, finalizou.