Mineiros: cerca de 4 mil pessoas recebem saúde e cidadania

  • Data: 17/05/2016

Nayara Pereira
O município de Mineiros amanheceu mais cedo que de costume no último sábado (7). Antes da 7h da manhã, já havia uma grande fila de pessoas se formando na porta do Parque de Exposições da cidade, em busca de atendimentos relacionados à saúde e à cidadania. O motivo foi a realização de mais um Faeg/Senar em Ação, que mobilizou toda comunidade urbana e rural do município, além da população das cidades vizinhas. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), atendeu cerca de 4 mil pessoas.

Por onde passa, o programa é visto pela população como uma oportunidade. Por isso, muitas pessoas aproveitam os atendimentos disponibilizados em várias áreas, seja na oftalmologia, odontologia, clinico geral ou emissão de identidade. “Não é sempre que consigo fazer algum tipo de exame. Sempre esbarro nas dificuldades e na burocracia dos postos de saúde e hospitais públicos. Por isso, precisamos aproveitar ações de cidadania e saúde gratuitas para a população”, destacou o aposentado, Nicesso Rodrigues, 83 anos.

Presente no evento, o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, foi recebido com muito carinho pela população mineirense. “Assim como todos que estiveram aqui, colaborando para a organização do evento juntamente com nossos parceiros, a população que veio em busca de atendimentos merece o nosso carinho. Não tínhamos ideia de que a população daqui carecia tanto de serviços de saúde e cidadania”, enfatizou José Mário.

Além dos agradecimentos à população, o presidente lembrou carinhosamente do tempo em que viveu no município. “Mineiros é uma cidade que me deu quase tudo que tenho na vida. A gratidão que tenho por vocês é enorme e, sem sombra de dúvidas, as ações sociais aqui desempenhadas, certamente farão diferença na vida de cada um”, afirmou.

O discurso foi reforçado pelo presidente da Câmara Municipal, Adão Oliveira. “A população da zona urbana é diretamente atingida pelo que acontece no campo e vice-versa”, disse. “Devemos aproveitar oportunidades como estas e sempre cuidar da saúde e cidadania dos nossos cidadãos”, continuou.

Também ao lado de José Mário, o presidente do Sindicato Rural (SR) de Mineiros, Ionaldo Morais, agradeceu os parceiros envolvidos na ação. “Sabemos que sozinho não chegaremos a nenhum lugar, mas unidos com pessoas e entidades importantes como a Faeg e o Senar Goiás, conseguimos mais uma vez trazer o programa em nossa cidade. Obrigado José Mário pelo empenho em prol da população mineirense”, ressaltou Ionaldo.

Ações
Entre os atendimentos disponibilizados à população, estavam: clínica geral, cardiologia, urologia, pediatria, dermatologia, oftalmologia, ginecologia e odontologia. Outros serviços, como teste de glicemia, aferição de pressão, exame Papanicolau, PSA, Cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), também compõem a lista. Durante o evento, a população também contou com orientações de nutricionistas, atendimento psicológico e orientações sobre saúde bucal e cuidados com a pele. No que diz respeito a cidadania, quem passou pelo Faeg/Senar em Ação pode fazer o cadastro de CPF, tirar fotografia, emitir identidade, cortar o cabelo e ter acesso à assessoria jurídica, além de conferir apresentações culturais.