População de Paraúna recebe atendimentos de saúde e cidadania

  • Data: 21/03/2017

Faeg SenarA cidade de Paraúna amanheceu mais cedo que de costume neste sábado (18). Antes da 7h da manhã, já havia uma grande fila de pessoas se formando na porta do CMEI Dona Ronan da Silva em busca de atendimentos relacionados à saúde e à cidadania. O motivo foi a realização da primeira edição de 2017 do programa Faeg/Senar em Ação, que mobilizou toda comunidade urbana e rural do município, além da população das cidades vizinhas. A iniciativa, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), contou com a parceria do Sindicato Rural (SR) do município e da prefeitura municipal.


Por onde passa, o programa é visto pela população como uma oportunidade. Por isso, muitas pessoas aproveitam os atendimentos disponibilizados em várias áreas, seja na oftalmologia, odontologia, clinico geral ou emissão de identidade. O auxiliar de serviços gerais, Renato Santos Ribeiro, 39 anos, descobriu que precisava com urgência de renovar os documentos. “Quando ouvi, em um carro de som, que teria emissão de documentos como identidade e CPF aqui, na hora disse para minha esposa que iria ao evento”, contou. Ele foi o primeiro a chegar ao CMEI Dona Ronan da Silva. “Hoje madruguei. Cheguei às 4h da manhã e saio daqui satisfeito pelo bom atendimento. Deveria ter mais vezes”, desabafou.


De acordo com o presidente da Faeg e presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, o trabalho das entidades vai bem além do meio rural, apesar de este ser o foco principal. “A Faeg, o Senar e o Sindicato Rural buscam levar o bem-estar a toda a população; não ficamos limitados somente ao homem do campo”, explicou. “Muitas vezes, são coisas simples, mas que fazem a diferença. Quem olha de baixo para cima não percebe isso”, ressaltou.


“Os atendimentos que oferecemos aqui podem salvar uma vida e prevenir doenças”, completou. Segundo ele, hoje, dos 246 municípios de Goiás, apenas 17 possuem atendimento oftalmológico, por exemplo. “Para quem tem uma boa visão, está tudo bem. Mas só aqueles que não enxergam tão bem e sofrem com isso sabem o quanto faz falta um atendimento de qualidade”, sublinhou. Por isso, conforme disse José Mário, a Faeg e o Senar Goiás se empenham tanto em levar atendimentos à população.


Em seu discurso o prefeito do município, Paulinho do Luzitana, agradeceu ao presidente José Mário o trabalho realizado em prol da população de Paraúna. “Meus agradecimentos são todos para você José Mário, por sempre nos atender com carinho e empenho. O povo de Paraúna agradece sua dedicação pelo município”. Ao seu lado estava o vice-prefeito, Flávio Macarrão, que também destacou o empenho da Faeg e Senar Goiás na realização da ação em sua cidade. “Nossa população precisa e merece este evento. Pedimos para que cada vez mais o Faeg/Senar em Ação esteja presente em Paraúna”, ressaltou.


O presidente do SR de Paraúna, Rui César Moraes, que também estava presente no evento, pediu para que todos os presentes aproveitassem ao máximo os atendimentos oferecidos. “Tudo que está disponível é para todos vocês”, bradou.


Satisfação
Não era difícil achar sorrisos no CMEI Dona Ronan da Silva. A população ficou visivelmente satisfeita com os atendimentos e não faltaram elogios à equipe. Sorridente, dona Oliria Gomes da Silva era uma das presentes no Faeg/Senar em Ação. “Preciso trocar meus óculos, já não consigo enxergar muito bem. Preciso fazer novamente o exame de oftalmologia”, disse, mostrando as lentes com muito bom humor. Além do exame, a aposentada também veio acompanhada do esposo, José Pires da Silva, 67 anos, que foi fazer o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).
“É ótimo esse tipo de atendimento vir para cá, muita gente não tem condições de fazer consultas particulares, nem de esperar pelo atendimento público, então vão levando e arrastando”, explicou dona Oliria.


Sobre o programa
Criado em 2008, o programa Faeg/Senar em Ação leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados à saúde e à cidadania. Devido à expansão dos atendimentos ofertados através de diversas parcerias, o programa tem se superado a cada ano. Os atendimentos propostos à população vão desde clínico geral, oftalmologia a emissão de identidade e CPF.

Texto: Nayara Pereira
Fotos: Fredox Carvalho