São Domingos e Distrito de Estiva recebem Faeg Senar em Ação

  • Data: 15/05/2017

Faeg, Senar Goiás, em parceria com Sindicato Rural e Prefeitura Municipal realizaram Faeg/Senar em Ação em Distrito de Estiva e São Domingos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com o Sindicato Rural (SR) de São Domingos e a Prefeitura Municipal, realizaram atendimentos do Faeg Senar em Ação no Distrito de Estiva e São Domingos nos dias 12 e 13 de maio, respectivamente. O evento ocorreu na Escola Municipal Germana Fernandes Lima, no Distrito de Estiva, e na Escola Municipal Padre Geraldo, em São Domingos, e teve a presença do presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner.

Jose Mário diz que parceria com o Sindicato e Prefeitura Municipal potencializa o trabalho desempenhado pelo programaSegundo José Mário, a parceria com o Sindicato e a Prefeitura Municipal potencializa o trabalho desempenhado pelo programa. “É um privilégio poder realizar um evento como este, de tamanha grandiosidade, oferecendo o que temos de melhor, que é saúde, cidadania, assistência social, proporcionando qualidade de vida ao povo de São Domingos”, expressa entusiasmado. Ele ainda ressaltou a necessidade em cuidar do outro, sobretudo das pessoas que trabalham e produzem em Goiás. “O evento já percorreu diversas regiões do nosso Estado. Em cada canto que passamos vemos o quanto as pessoas precisam de atenção. É justamente por meio de parcerias que conseguimos levar às pessoas tudo que elas realmente necessitam”, pontuou.

Durante todo o dia os moradores receberam atendimentos médicos em diversas especialidades como clínico geral, dermatologia, ginecologia, pediatria, odontologia, oftalmologia. Foram realizados também exames de PSA e preventivo – Papanicolau. Teste de glicemia, teste rápido de HIV/Sífilis, aferição de pressão, cálculo de IMC e vacinação também foram destaques nos atendimentos. Na área de cidadania, será realizado cadastro de CPF e RG, fotografia, fotocópia de documentos. A população contou também com assessoria jurídica, orientação Bolsa Família e exposição de trabalhos.

Gercina Maria da Conceição, 64 anos, e Paula Bispo dos Santos, 68 anos, participaram do Faeg Senar em Açao

As amigas Gercina Maria da Conceição, 64 anos, e Paula Bispo dos Santos, 68 anos, participaram do Faeg Senar em Ação. Segundo Paula, que mora em uma fazenda próxima de São Domingos, o evento serviu de oportunidade para conseguir realizar atendimentos preventivos na área de saúde. “Minha filha me ajudou com a inscrição no Sindicato Rural e vim da minha casa para participar da ação. É bom, porque a gente quase não tem como fazer os exames que foram oferecidos aqui”, afirmou.

Parcerias

Para o vice-presidente do Sindicato Rural (SR) de São Domingos, que na ocasião representou o presidente do Sindicato, Hamilton Honorato Pinheiro, o evento foi importante para o município, já que é a primeira vez que a cidade recebeu o programa. “Foi de grande relevância este trabalho, porque aqui a população é bastante carente. A infraestrutura aqui ainda é precária, então, um programa como este só agrega valor à nossa cidade”, sinaliza. De acordo com o prefeito de São Domingos, Cleiton Martins, há anos o município espera realizar um evento como este. “Só conseguimos trazer o Faeg/Senar em Ação, porque agora somos parceiros do Sindicato Rural e apoiamos este projeto. É de suma importância um trabalho como este”, ressaltou.