Programa Proteção de Nascentes será lançado no dia 5 de junho

  • Data: 29/05/2017

Protecao de Nascentes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) vão realizar no dia 5 de junho, às 8 horas, no auditório da Faeg, em Goiânia (GO), o lançamento do Programa Proteção de Nascentes – Etapa Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte. A proposta é incentivar a proteção das principais nascentes que abastecem a Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, propor intervenções para aquelas que se encontram em estado de degradação, firmar compromissos de proteção das nascentes e promover a educação por meio do treinamento ‘Proteção de Nascentes’ oferecido pelo Senar Goiás.

No dia do evento, estão programadas palestras, apresentação de caso de sucesso, distribuição de mudas, assinatura de termos, etc. O evento deve reunir produtores rurais e população do entorno da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, representantes de entidades parceiras, de secretarias municipais da área ambiental e instituições e órgãos ligados à área ambiental. O projeto é desenvolvido em parceria com Instituto Mauro Borges, Comando de Policiamento Ambiental e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia ponte e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO).

Trabalho conjunto

Segundo a coordenadora técnica do Senar Goiás, Sílvia Romano, a proposta é que o projeto seja desenvolvido por meio de cooperação entre as instituições envolvidas, sendo que cada uma assumirá responsabilidades. Ela afirma que é necessário e importante firmar parcerias com foco no fortalecimento do atendimento dos produtores rurais no estado de Goiás, buscando o desenvolvimento sustentável voltado para a proteção de nascentes do entorno da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte. “Parcerias institucionais vão permitir que um maior número de produtores rurais goianos tenha acesso à informação e orientação correta em relação à Proteção de Nascentes”, explica.

Programação

8 horas – Inscrição

9 horas – Abertura

9h30 – Apresentação do Projeto pelo Senar Goiás

10 horas – Assinatura dos termos de cooperação entre o Senar Goiás e parceiros

10h30 – Palestra sobre ‘Conservação de água e solo no âmbito da gestão de recursos hídricos’ – Devanir Garcia dos Santos, coordenador de implementação de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas (ANA)

11h30 – Casos de sucesso

12 horas – Encerramento e distribuição de mudas de árvores

Ficha técnica

Lançamento do Programa Proteção de Nascentes – Etapa Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte

Data: 5 de junho de 2017 (segunda-feira)

Horário: 8 às 12 horas

Local: Auditório da Faeg – Rua 87, nº 662, setor Sul, Goiânia (GO)

Realização: Faeg, Senar Goiás, Sindicato Rural e Ifag

Parceiros: Instituto Mauro Borges, Comitê da Bacia do Rio Meia Ponte, Batalhão da Polícia Ambiental e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO)