Montes Claros de Goiás recebe ações de saúde, cidadania e lazer

  • Data: 10/07/2017

Crédito: Fredox CarvalhoMais de mil atendimentos do projeto foram realizados na cidade da região do Vale do Araguaia

Moradores de Montes Claros de Goiás chegaram bem cedo no Ginásio da Escola Estadual José Dilma Maciel II, no último sábado, 7 de julho, para receberem atendimentos de saúde, cidadania e lazer. É que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) promoveram nova edição do programa Faeg Senar em Ação. Foram mais de mil atendimentos. As ações tiveram a parceria do Sindicato Rural (SR) de Montes Claros, Prefeitura Municipal e Câmara dos Vereadores.

O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, ressaltou a importância de oferecer atendimento especializado de saúde à população rural, que possui pouco acesso a esse tipo de serviço. “O que norteia nosso trabalho é ver a satisfação de cada produtor e produtora rural do nosso estado ao receber atendimento de necessidade básica. Esse trabalho só é possível quando fazemos parcerias sólidas. Aqui no município, o Sindicado Rural, na pessoa do presidente Gilberto Ferreira, a Câmara Municipal e a Prefeitura nos apoiaram bastante para que esse evento acontecesse”, observou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Gilberto Ferreira, a ação é de extrema necessidade, já que a população é carente em atendimento de saúde. “É uma grande satisfação receber esta programação em nosso município. Uma oportunidade única que os moradores daqui têm para cuidar da saúde”, disse.

Atendimentos
Durante todo o dia, a população pode realizar atendimentos de clínica geral, pediatria, dermatologia, odontologia, cardiologia, oftalmologia, exame Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens, o Papanicolau, preventivo para mulheres, eletrocardiograma, teste de glicemia, aferição de pressão, nutrição cálculo de Massa Corporal (IMC). Na parte de cidadania, o público teve a oportunidade de efetuar cadastro de CPF, emissão de identidade, fotocópia, fotografia. Na programação não faltou ainda opção de lazer para a criançada com pipoca e pula-pula.
A dona de casa, Silma Maria, e os filhos chegaram na escola estadual José Dilma Maciel II, às 6:30 da manhã para pegar uma senha e garantir atendimento de oftalmologia. Todos da família precisavam passar por consulta com um especialista da visão. “Essa é a primeira vez que as crianças fazem o exame. Há algum tempo eles vinham reclamando que não estavam enxergando bem. Ainda não tinha conseguido um especialista aqui em Montes Claros. Quando fiquei sabendo que iria ter atendimento com o médico dos olhos, eu me organizei para chegar bem cedo”, contou a produtora rural.

Texto: Francis Telles
Fotos: Fredox Carvalho