Como processar a carne suína é tema de demonstração da Expopec 2018

  • Data: 16/03/2018

974ca2bd 90a9 4b6f 95cf f43ac3f7f598A 3ª edição da Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec), em Porangatu (GO), terá a demonstração, nos dias 23 e 24 de março, do treinamento em Processamento da Carne Suína, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás). A zootecnista e instrutora do Senar Goiás, Tallita Teles Machado, realizará a demonstração, que pretende apresentar técnicas de cortes das peças suínas, produção de embutidos e defumados.

Segundo Tallita, durante a demonstração o público poderá ver o processo de defumação e técnicas para se obter bacon, lombo e costela defumada, assim como produção dos embutidos, linguiça calabresa e salame. “São processos como temperos, embutir linguiças, defumação, tais como temperatura, altura dos produtos ao fogo, tempo de defumação. Todos esses processos refletem na qualidade do produto”, diz.

Treinamento

Ela orienta que no treinamento do Senar Goiás são apresentados os cuidados desde o abate, avaliação de carcaça para saber se há incidência de cisticercose, o processo dos cortes, temperos característicos para cada produto. “São repassadas também técnicas para a construção do defumador e processo de defumação, temperatura, duração do processo, além de ensinado todo o processo de produção de embutidos e defumados sem adição de químicos e conservantes”, afirma. Ela reforça que é um treinamento muito procurado pelo público, devido ao interesse das técnicas de defumação e construção do defumador, por ser um processo simples e de fácil acesso a todos.

Expopec 2018

A novidade deste ano da Expopec 2018 é que a exposição terá espaço para a parte de aves também. O evento, considerado um dos principais do Centro-Oeste voltado para a cadeia produtiva da carne, tem o objetivo de divulgar e apresentar as tecnologias direcionadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, de aves, ovina/caprina e suína, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. Para a edição de 2018, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas e superar os R$ 50 milhões em volume de negócios. A realização é da Faeg, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e do Sindicato Rural (SR) de Porangatu.

Estão previstas palestras com renomados especialistas, técnicos e pesquisadores do segmento de pecuária no Brasil. Também vão ser realizadas oficinas e demonstrações, vitrine da carne, espaço para negócios, feiras de touros, exposição de animais, shopping de cavalos, capacitações, festival gastronômico e outras atividades. O público poderá conferir ainda o lançamento e a demonstração de novos produtos, equipamentos, máquinas e serviços.

Ficha Técnica

3ª Expopec

Data: 22 a 25 de março de 2018 (quinta a domingo)

Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’

Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Informações e inscrições: www.expopec.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Comunicação/Faeg

Fabiane Fagundes – (62) 3096-2200 / 98317-0040

Nayara Pereira – (62) 3096-2200 / 99661-7921

Comunicação/Sebrae Goiás

Wilson Lopes de Menezes – (62) 3250-2251 / 99359-8162

Voltz Comunicação – apoio de assessoria de imprensa da Expopec

Fernando Dantas – (62) 99227-2631