Pecuária de Goiânia faz resgate a tradições no Museu Antigo

  • Data: 25/05/2018

Exposição de Cachaça Larissa MeloMuito além de exposições de animais, de máquinas agrícolas e shows artísticos, a 73ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás faz um resgate aos costumes rurais. Durante todos os dias do evento, que é realizado no Parque de Exposições de Goiâniapela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (Sgpa), são feitas ações que valorizam as tradições regionais.

Antônio Geraldo de Souza, produtor de rapadura há 62 anos, participa da exposição há dez anos. No local, ele mostra detalhes da produção de rapadura artesanal. "Está acabando esta tradição de fazer rapadura. Em Goiás poucas pessoas fazem. Eu faço isso a vida inteira, desde os meus oito anos de idade", disse o produtor, que ressaltou a importância da iniciativa da SGPA em montar o espaço que mantém firme os costumes goianos.

A rapadura é feita no Museu Antigo, no Parque de Exposições. O local funciona em parceria com a Sgpa, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg),o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás). Até o dia 27 de maio, o espaço funciona das 9 às 18 horas.

Além da produção de rapadura, também estão programadas demonstrações de cursos e treinamentos, minimodelos de estrutura de apicultura, panificação, hidroponia, cachaça, defumados, selaria, entre outros.

Texto: Lucas Cássio

Foto: Fredox Carvalho