Dia de campo destaca a importância da produção de látex em Goiás

  • Data: 28/05/2018

20180528152901 l1No último sábado (26), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) participaram do 2° Dia de Campo da Associação dos Produtores de Borracha Natural de Goiás e Tocantins (Aprob GO/TO) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás). O evento que contou ainda com o apoio da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Abrabor) e do Sindicato Rural (SR), acorreu na Fazenda São Bento, em Goianésia (GO).

O Dia de Campo teve como principal objetivo unir os produtores de látex da região através do associativismo e cooperativismo para enfrentarem as mudanças no mercado nacional e global. O evento contou ainda com a participação de produtores e de alunos do curso de agronomia da Faculdade Evangélica de Goianésia.

O presidente da Aprob e da Abrabor, Antônio Carlos da Costa, explicou que Goianésia hoje se coloca como a maior produtividade de látex do mundo com uma média de 2,5 kg de borracha seca por hectare, enquanto que a média mundial não passa de 1,4 kg por hectare, sendo esta também a média brasileira. Para Antônio Carlos, Goiás está bem na frente e acredita que na questão de produtividade tudo está indo bem, no entanto, a instabilidade do setor precisa melhorar, uma vez que se vive de momentos de preços extremamente altos e outros baixos, o que acaba desestimulando os produtores. 

Representando o Sistema Faeg Senar estiveram presentes a coordenadora Técnica do Senar Goiás, Silvia Romano e o coordenador Regional, Rafael Rosa. 

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar, com informações do Portal Meganésia

Foto: Portal Meganésia