José Mário se licencia do Sistema Faeg Senar para investir em mandato a Deputado Federal

  • Data: 05/06/2018

Assembleia Geral Ordinária 05 06 2018 Leandro Vieira 44Com uma pré-candidatura a deputado federal em análise, José Mário se afasta da presidência do Sistema Faeg Senar agradecendo pelas conquistas realizadas com apoio dos diretores, técnicos, colaboradores e, claro, produtores rurais. Nesta semana, José Mário também se licenciou da vice-presidência da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e da Comissão Nacional de Política Agrícola também da CNA.

Formado em técnico agropecuário pela Universidade Federal de Santa Catarina, José Mário iniciou sua trajetória de representação do segmento ao integrar a diretoria do Sindicato Rural de Mineiros. Foi vice-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA) e presidente da Associação dos Produtores de Grãos de Mineiros (APGM). Atualmente, ele é produtor rural nas áreas de grãos, algodão e pecuária de corte em Perolândia, Portelândia e Mineiros.

No período de 2002 a 2005, assumiu a Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento. Em 2005 chegou à presidência da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural (Agenciarural), atual Emater. Desde 2001, faz parte da diretoria executiva da Faeg e assumiu a presidência da entidade pela primeira vez em 2008. 

No foco do trabalho: profissionalização e programas voltados à saúde e educação no campo, como Agrinho, que capacitou, só em 2017, aproximadamente 149 mil alunos em mais de 213 municípios goianos envolvidos. Só em 2017, foram realizados mais de 1,6 mil treinamentos e cerca de 24 mil participantes nas ações de Promoção Social (PS). Já nas ações de Formação Profissional Rural (FPR) foram realizados mais de 4,4 mil treinamentos com cerca de 50 mil pessoas capacitadas. 

Os investimentos em aperfeiçoamento e qualificação profissional também ocorreram por meio dos cursos de Educação a Distância (EAD), somando cerca de 12 mil alunos que tiveram a oportunidade de participar de cursos online, sem a necessidade de estarem presentes. No quesito saúde e cidadania, foram aproximadamente 93 mil atendimentos em todo o Estado e a Equoterapia fechou o ano com 928 atendimentos, com 30 centros ativos. 

Com experiência em gestão agropecuária e sensibilidade social, José Mário encara o desafio político com o propósito de trabalhar pela qualidade de vida do homem do campo e da cidade no Congresso Nacional.  

O licenciamento acaba dia 07 de outubro de 2018 e até lá o Sistema Faeg Senar será comandado pelo Vice-Presidente Bartolomeu Braz, que também é Presidente da Aprosoja Brasil. 

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar 

Foto: Leandro Vieira