equoterapia okBuscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, a equoterapia é desenvolvida como forma de terapia que valoriza a interação do homem com o cavalo, estimulando o desenvolvimento do corpo e da mente através do trabalho motor, emocional e cognitivo.  

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que tem a função de complementar o tratamento de pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, hiperatividade, autismo entre outras necessidades. Além disso, auxilia no processo de aprendizagem de crianças com dificuldade de concentração.

Durante a Expopec 2019 serão realizados momentos de demonstração da Equoterapia. Com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da APAE, o Projeto Equoterapia sem Fronteiras será realizado dias 21 e 22 na Pista de Ranqueada do Parque de Exposição e é aberto ao público em geral.

A diretora do Sindicato Rural de Porangatu, Ana Amélia Paulino, ressalta que o objetivo do evento é trazer a sociedade para dentro da Equoterapia. “É válido lembrar que a Equoterapia não atende somente pessoas com necessidades especiais, o cavalo faz bem a todos. Ela nos ajuda a nos reequilibrar, seja por déficit de atenção, quadros de depressão, por exemplo. O cavalo nos traz a alegria da vida.”, afirma.

Na quinta e na sexta a Expopec recebe a visita de crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino e APAE. “É um trabalho social coletivo realizado em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal. Durante a demonstração nós teremos várias atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças”, complementa.

Ficha Técnica

4ª Expopec

Data: 21 a 23 de março de 2019 (quinta a sábado)

Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’

Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Site: www.expopec.com.br