O agronegócio brasileiro apresenta números importantes para a economia do país. É considerado um dos setores mais importantes e representa cerca de um 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar de ser comum associarem somente a produção de grãos e leite, o agronegócio corresponde à junção de diversas atividades produtiva que estão ligadas diretamente à produção de produtos derivados da agricultura e pecuária, contendo as instituições que contribuem com o setor.

O agronegócio deve ser entendido como um processo  de produção agropecuária intensiva, onde é usado uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade e qualidade. Além do Brasil ter uma capacidade imensa de produção principalmente pelo solo fértil e pelo clima favorável, esse setor gera em torno de 30% dos empregos da população economicamente ativa do país.

De acordo com os indicadores da pecuária apresentados pelo IBGE*,o estado de  Goiás ocupa a 3ª posição no ranking de abate e exportação de carne bovina. E Porangatu o principal município do Norte Goiano  possui um rebanho bovino formado por mais de 2 milhões de cabeças, a principal fonte de economia é a agropecuária, onde se sobressai criação de gado de corte e de leite.

Formada no curso de jornalismo, pós-graduada em Economia e especialista em Direito do Agronegócio, Kellen Severo é um dos principais nomes na quinta edição dKellen Severo.jpga EXPOPEC e trará a palestra “ ECONOMIA e AGRONEGÓCIOS: O QUE VEM POR AI ?”.

Jornalista de grande destaque nacional, sobretudo, nas áreas de agronegócios e economia é presença confirmada na exposição. Atualmente, ela é apresentadora do Canal Rural e editora-chefe do programa Mercado & Companhia, tendo passagens pela TV Câmara e Rede TV, onde foi chefe de reportagem do jornal Pampa Meio Dia.

Líder do projeto “Soja Brasil”, transmitido diariamente em 13 estados brasileiros e referência nacional em agronegócio e safra nacional, ela ganhou visibilidade na mídia devido a sua vasta experiência no setor. Em 2015, também foi consultora de agronegócios de um aclamado documentário da HBO sobre pecuária.  A Jornalista foi  2 vezes consecutivas vencedora do prêmio “Especialistas” (2015, 2016), do prêmio “Jornalista de Agronegócios” (2015) e ganhadora do prêmio de “Top Etanol” (2011).

A palestra de Kellen Severo contribuirá para que  os produtores rurais conheçam o atual cenário político-econômico que se encontram, implicações em preços e rentabilidade para o setor no Brasil e medidas financeiras para o rendimento de seus negócios em mercados nacionais e internacionais.

Por Thaís Alcântara