Fredox Carvalho 89Mostrar uma nova técnica de manejo com bovinos, que preconiza uma lida sem nenhum tipo de uso de violência com os animais (gritos, choques, correria, ferrões, entre outras), garantindo a redução de acidentes, a fim de proporcionar melhores resultados na produtividade e lucratividade da propriedade rural. Estes são os principais objetivos da demonstração de ‘Manejo racional de bovinos’, que será ministrada na quinta-feira, 23 de março, das 17 às 18 horas, no Parque de Exposição de Porangatu (GO). A atividade será conduzida pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Alexandre Rui, durante a Expopec 2017 – Exposição das tecnologias voltadas para o desenvolvimento da pecuária, evento que ocorrerá de 23 a 26 de março, em Porangatu.

Segundo o instrutor, durante o evento serão abordadas técnicas racionais para permitir uma lida gentil com os bovinos, por meio do conhecimento comportamental, anatômico e fisiológico dos bovinos. Além disso, o participante poderá compreender também a diminuição de acidentes, envolvendo animais e pessoas, menor manutenção das instalações, redução de lesões na carcaça, maior rendimento de carcaça, melhor qualidade da carne produzida, maiores índices reprodutivos, ganhos financeiros, produzindo uma imagem positiva perante o cliente - o consumidor.

Sobre a relevância do assunto, Alexandre Rui explica que o treinamento é um grande trabalho de aquisição de novos conhecimentos e conscientização de todos que estão envolvidos na pecuária. Ele destaca também que a Expopec é uma boa oportunidade para mostrar como é feito o manejo racional, nova tecnologia que poderá ajudar a pecuária ser a cada dia mais lucrativa.

Expopec 2017
O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades. Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Ficha Técnica
Expopec 2017
Data: 23 a 26 de março de 2017
Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’
Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)
Site: www.expopec.com.br