Kellen Severo 1Economia, política e pecuária. Com essas três palavras a apresentadora e editora-chefe do programa Mercado e Companhia do Canal Rural, Kellen Severo, ministrou palestra ‘Macrodesafios e microsoluções’, na tarde desta sexta-feira (24), durante a Expopec 2017 – Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, em Porangatu (GO). A apresentadora trouxe sinalizações da economia brasileira e traçou o cenário político e as projeções do agronegócio neste ano ao público presente no evento.

Segundo ela, a partir da leitura e do entendimento do cenário político e econômico atual é possível ter mais clareza para a tomada de decisões nos negócios. “As projeções de juros, câmbio, inflação, preços de commodities, condições e políticas de governos são de extrema importância para decisões que implicam, por exemplo, no adiantamento ou antecipação da compra de insumos, da tomada de decisão por novos investimentos, da comercialização da safra entre outros”, enfatizou.

No que diz respeito às projeções econômicas para este ano, Kellen apontou que o risco do País está menor em 2017 e que a economia dá sinais previsíveis de recuperação. “A inflação está mais acomodada depois de uma recessão gravíssima e isso ajuda a diminuir as taxas de juros para financiamento, por exemplo, de aquisição de máquinas e investimentos na lavoura”, disse.

Carne Fraca
Para Kellen, a operação ‘Carne Fraca’ se tornou uma pedra no caminho da economia brasileira. De acordo com a apresentadora a restrição à carne já alcançou 18 países e as exportações já caíram de US$ 63 milhões para cerca de US$ 70 mil por dia, após embargos impostos por vários países importados. “O mercado ainda espera para calcular o impacto da operação para a economia. E a confiança é a palavra que está interferindo e desestabilizando os rumos da nossa carne”, apontou.

“O cheiro de impacto ainda é muito preliminar. A cada minuto que passa chegam notícias como as de fechamento e demissões de mais de 300 pessoas de frigoríficos no Paraná, o maior produtor de carnes no mundo JBS fechando suas unidades por três dias, das 36 fechando 33 unidades. É um impacto relevante e não podemos negar”, salientou a apresentadora do Canal Rural.

Plano safra
Falando de projeções em relação ao Plano Safra, Kellen Severo explanou que existe uma expectativa de queda nas taxas de juros, mas a confirmação desta afirmação está travando negócios em algumas feiras do Brasil. “Mas como a gente vai deixar de fazer negócios com expectativas sem realidades? Em se tratando de governo as expectativas podem mudar”, disse.

Expopec 2017
O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.

Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Texto: Nayara Pereira
Fotos: Fredox Carvalho