Adestramento caoCom foco na educação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) trouxe para a Expopec 2017 – Exposição das tecnologias voltadas para o desenvolvimento da pecuária - diferentes demonstrações. A proposta é apresentar ao público alguns dos cursos e treinamentos promovidos pela entidade. A Expopec ocorre até dia 26 de março, em Porangatu.

Uma das demonstrações que aconteceram no Parque de Exposição de Porangatu foi o de adestramento de cães para pastoreio. As orientações foram repassadas pelo instrutor do Senar Goiás, Marcos Gonçalves. Durante a demonstração – que contou com teoria e prática – o instrutor falou sobre as características da raça border collie, o porquê do uso dessa raça para pastoreio, a importância da genética do animal e do treinamento que é desenvolvido junto ao cão, além das vantagens do uso dos cães para conduzir animais nas propriedades rurais. “A proposta é facilitar o aprendizado dos cães, levando a uma precocidade do treinamento, de forma não traumática. Além disso, a ferramenta para o homem do campo possui um custo benefício ideal ao produtor rural, fornecendo agilidade no serviço e bem-estar no manejo com o rebanho”, explica Marcos.

O público que visitou a Expopec 2017 pode também participar da demonstração de processamento de carne suína. Foram apresentadas técnicas simples e práticas para a preparação de produtos de forma caseira, sem utilização de emulsificantes, conservantes, antioxidantes e adição de qualquer aditivo. A demonstração foi conduzida pela instrutora do Senar Goiás, Tállita Teles, que orientou também sobre procedimentos de abate, processamento da carne e utilização de tambores de ferro de 200 litros, assim como avaliação de vísceras para garantir a saúde pública do produto.

As novidades sobre os produtos derivados do leite também foi tema de demonstração na feira deste ano. A instrutora do Senar Goiás, Mariele Garaffa, apresentou as variedades de produtos oriundos do leite, além de ter esclarecido dúvidas específicas sobre a produção e o armazenamento dos produtos. “Ao longo dos treinamentos mostramos aos alunos como produzir os derivados do leite com qualidade, buscando a melhoria da alimentação familiar, além de agregar valor aos produtos visando aumentar a renda familiar”, diz. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer na Expopec as técnicas do treinamento e saborear os produtos feitos como queijo minas frescal temperado, queijo meia cura, muçarela, iogurte, doce de leite pastoso, doce de leite em pedaço, doce de soro, iogurte, danoninho, requeijão cremoso, requeijão em barra, bebida láctea achocolatada (toddynho), ricota. Além dessas demonstrações, o Senar repassou orientações sobre biojóias, confinamento, curtimento de couro, selaria, cerca elétrica, doma racional de equinos, etc.

Expopec 2017
O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.

Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Ficha Técnica
Expopec 2017
Data: 23 a 26 de março de 2017
Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’
Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)
Site: www.expopec.com.br