Expopec

A 2ª Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec) será realizada de 23 a 26 de março de 2017, em Porangatu (GO). O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações, feiras de touros, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades. 

Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Sindicato Rural de Porangatu e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária (Ifag). 

Importância do setor

O evento vai ocorrer na cidade de Porangatu, conhecida como a capital goiana do bezerro de qualidade. O município tem acesso privilegiado pelo encontro de dois importantes eixos rodoviários: o eixo de integração nacional Norte-Sul (BR-153) e a rodovia Leste-Oeste (GO-244) entre o Vale do Araguaia e o extremo leste do estado, Região de Campos Belos de Goiás.

Já a macro região central (Goiás e Tocantins) concentra um significativo rebanho de bovinos, suínos e ovinos. Os membros destas cadeias produtivas da carne demandam novos conhecimentos, atualizações tecnológicas e profissionais para atender suas necessidades. Os estados de Goiás e do Tocantins possuem juntos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 30 milhões de cabeças de gado. O estado de Goiás ocupa hoje a 3ª posição no ranking de maior rebanho bovino do Brasil com mais de 21,5 milhões de cabeças de gado. Já o estado do Tocantins conta com quase 8,5 milhões de cabeças de gado, ocupando a 10ª posição. Juntos, Goiás e Tocantins são responsáveis por 14% do rebanho nacional.

Com relação ao rebanho suíno, Goiás é o 5º maior produtor com um plantel de aproximadamente 2,3 milhões de animais. O estado conta ainda com um rebanho aproximado de 156.000 ovinos (IBGE).

Sistema Faeg

O Sistema Faeg é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e os Sindicatos Rurais. O Sistema é responsável pela evolução da atividade produtiva agropecuária, realizando ações que oferecem protagonismo e inovação ao campo.