• Rede E-tec

    Logo

    A quem se destina

    Jovens e adultos à partir dos 17 anos, com ensino médio completo.

    O que é?

    A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação, instituída pelo Decreto nº 7.589, de 2011. Esta ação tem como foco a oferta de cursos técnicos a distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos, beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológicas da Educação a Distância (EaD).O curso Técnico em Agronegócio, na modalidade à distância, tem carga horária de 1.230 horas, com um total de 20% presencial totalizando 246 horas. A duração do curso é de 2 anos.

  • CAMPO SAÚDE

    Logo

    A quem se destina

    Comunidade Rural associada, direta ou indiretamente ao setor agropecuário.

    O que é?

    A Programa Campo Saúde é uma ação que promove a qualidade de vida do homem do campo por meio de palestras educativas de prevenção e atendimento à saúde. Realizado pelo Senar Goiás com o apoio da FAEG, Sindicatos Rurais, entidades governamentais e não governamentais, o projeto visa oferecer serviços relevantes à comunidade rural. O evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. No Campo Saúde, a família rural que encontra dificuldade de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebe consultas gratuitamente. Em muitos casos, são diagnosticadas doenças que deveriam ser tratadas com urgência, mas ainda eram desconhecidas por seus portadores. Realizada desde 2008, o Campo Saúde já beneficiou mais de 700 mil pessoas. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da família rural Goiana. Ao identificar e chamar atenção para essas questões, o Senar Goiás vem estimulando novas entidades a criarem programas de responsabilidade social, além de ajudar a orientar políticas públicas.

  • NEGÓCIO CERTO RURAL

    Logo

    A quem se destina

    Produtores e famílias rurais

    O que é?

    O programa NEGÓCIO CERTO RURAL, é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural.

  • Senar Mais

    Logo

    Assistir os produtores rurais em todo o estado de Goiás, por meio de Assistência Técnica e Gerencial.

    A quem se destina

    Produtores rurais (recebe assistência técnica regular – mensal – do técnico de campo); Técnicos de campo (Metodologia educacional específica) e Trabalhadores rurais.

    O que é?

    O Programa Senar MAIS tem como princípio a educação continuada/produção assistida, através da capacitação e transferência de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento das várias cadeias produtivas junto ao agronegócio. Inicialmente, serão atendidas sete cadeias produtivas, sendo elas: Apicultura, Fruticultura, Horticultura, Ovinocaprinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Piscicultura.

  • Programa Agrinho

    Logo

    A quem se destina

    Agentes de educação (professores, gestores, administrativos...) e alunos de educação especial, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino superior das redes pública e privada de ensino no Estado de Goiás e egressos de cursos, treinamentos e programas ofertados pelo SENAR Goiás (que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio).

    O que é?

    Criado em 1995 no Estado do Paraná, o Programa Agrinho surgiu da necessidade de orientar trabalhadores rurais quanto ao uso adequado de defensivos agrícolas

    Em Goiás, teve início no ano de 2008 pelo SENAR Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás) e demais entidades e empresas parceiras. Constitui-se em conjunto de ações de educação que busca agregar ao ensino público e privado formação de agentes educacionais (gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores) e desenvolvimento de projetos, sendo que a cada ano trabalha com temática específica, em cenário geral de meio ambiente, almejando os objetivos elencados a seguir.

    Objetivo geral:ncentivar a prática pedagógica através de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes.

    Objetivos específicos:
    ● Promover novas práticas pedagógicas;;
    ● Despertar iniciativas empreendedoras;
    ● Promover maior integração entre escolas, professor, aluno e comunidade;
    ● Contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, com os sujeitos realizadores da história atual;
    ● Promover maior integração entre escolas, professor, aluno e comunidade; ● Fomentar o agronegócio na comunidade escolar, primando pela sustentabilidade e qualidade de vida.

    Lema: Saber e atuar para melhorar o mundo. O lema perpetua ao longo dos anos, ao passo que o tema é específico de cada ano.
    Tema 2018: O Brasil que queremos: seja protagonista! Meio socioambiental como cenário de desenvolvimento do lema, do tema e das ações do projeto local de cada instituição de ensino. Temas complementares: em comemoração aos 10 anos do programa em Goiás, farão parte do tema do ano os assuntos trabalhados no período de 2008 a 2017, dos quais o termo “agricultura” foi ampliado para “agropecuária”, sendo, em ordem alfabética: a) agropecuária; b) água; c) alimentação saudável; d) biodiversidade; e) cidadania; f) defensivos agrícolas; g) empreendedorismo; h) energias renováveis; i) esporte; j) ética; k) lazer; l) mudanças climáticas; m) qualidade de vida; n) resíduos sólidos; o) responsabilidade social; p) saúde; q) solo.

  • Proteção de Nascentes

    Logo

    A quem se destina

    Produtores e trabalhadores rurais.

    O que é?

    Programa voltado para capacitar e orientar produtores e trabalhadores no que tange a proteção de nascentes, bem como uso consciente de recursos hídricos e ambientais, visando a preservação do meio ambiente. A metodologia do programa trabalha o fortalecimento da sustentabilidade das atividades agropecuárias, em meios a diferentes cadeias, mas com foco ambiental e de uso consciente dos insumos. Sendo assim, o Senar Go oferta 1 treinamento prático e teórico na vertente ambiental frente a proteção de nascentes e insumos.

  • Campo em Ordem

    Logo

    A quem se destina

    Produtores e trabalhadores rurais

    O que é?

    O programa Campo em Ordem é voltado para nortear em forma de palestras e exposições verbais, produtores e trabalhadores, nas mais diferentes frentes que tangem ao agronegócio. Sendo assim, o Senar Go oferta palestras nos mais diversos temas relativos a pecuária e a agricultura, seja ela de cunho trabalhista, ambiental, técnico ou outro.

  • Mulheres em Campo

    Logo

    A quem se destina

    Mulheres e produtoras rurais

    O que é?

    O Programa Mulheres em Campo (anterior Com Licença Vou a Luta) tem como objetivo capacitar mulheres produtoras rurais para a gestão de seus negócios agropecuários com maior eficiência, com foco em empreendedorismo e liderança. Com o desenvolvimento do programa espera-se contribuir para identificação e reforço de características empreendedoras das mulheres rurais. Sendo assim, o Senar Go oferta 5 módulos que capacitam nas mais diferentes vertentes do empreendedorismo, gestão financeira, planejamento, legislação e liderança.

  • Campo Futuro

    Logo

    A quem se destina

    Produtores e trabalhadores rurais

    O que é?

    O programa Campo Futuro é voltado para qualificar profissionais para o trabalho em gestão nas propriedades, com foco no custo de produção, mercado futuro e mercados de opções, voltados a todos os trabalhadores e produtores rurais que produzem e comercializam produtos agropecuários. Sendo assim, o Senar Go oferta 3 módulos que capacitam nas mais diferentes vertentes de mercado futuro.

  • Agricultura Urbana

    Logo

    A quem se destina

    Produtores e trabalhadores rurais

    O que é?

    Programa voltado para desenvolver pessoas para a produção agrícola ou potencial para que os mesmos produzam, em meios urbanos, em pequenos espaços e áreas restritas – voltado para uma construção sustentável de alguns sistemas de produção. Sendo assim, o Senar Go oferta 4 módulos que capacitam nas mais diferentes vertentes de fruticultura, hortas, paisagismo e hidroponia.

  • PROGRAMA EQUOTERAPIA

    Logo

    A quem se destina

    Pessoas deficientes

    O que é?

    O Programa Equoterapia tem como objetivo promover em parceria com a Ande-Brasil a qualificação da equipe multidisciplinar para atendimento equoterápico interdisciplinar às pessoas, especialmente do meio rural, que sejam deficientes ou portadoras de necessidades especiais utilizando o cavalo como ferramenta facilitadora. Com isso, o intuito principal é auxiliar no processo de desenvolvimento para reabilitação, socialização e reinserção social das pessoas atendidas, proporcionando consequentemente melhora da qualidade de vida dos praticantes e seus familiares.

  • PROARTE

    Logo

    A quem se destina

    Famílias rurais

    O que é?

    O PROARTE – Programa Profissional Atual tem como objetivo qualificar mão de obra da família rural por meio de educação continuada, visando melhoria da qualidade da produção artesanal, otimizando agregação de renda ao orçamento da família.